domingo, 20 de maio de 2012

Eliminar a pobreza e a indigência começa e termina no município


Olá!


Com esse veículo de comunicação que iniciamos, estamos também iniciando uma nova etapa. Uma etapa de desafios que não são poucos e nem fáceis, mas possíveis de alcançar bons resultados quando nos unimos em torno de causas do bem comum.  Aliás, não apenas possíveis, mas também estimulantes e altamente motivadoras.

Este é um sonho que quero compartilhar com cada um de vocês que, assim como eu, sabe muito bem o que é necessário e onde se faz necessário, a quem e quantos esperam de nós, seres humanos, uma atitude de esperança, confiança e de construção.


Vamos caminhar juntos na estrada do desenvolvimento e do crescimento de onde estamos começando pelo respeito à dignidade das pessoas e ao meio em que vivem, e, através de pequenos gestos e atitudes de amor e de co-responsabilidade, empenharmos nossa parcela de contribuição. Entendo que esse é um caminho para uma sociedade mais justa e mais fraterna, transformando dificuldades e barreiras em oportunidades. 
Convido você que busca e você que gera oportunidades, a compartilhar conosco suas idéias que ajudem fazer a diferença com nosso melhor, nessa jornada única que se chama vida!

Quero agradecer o texto que me foi enviado pelo amigo João Paulo. Quero partilhar com vocês estas linhas que ele publicou em seu blog e que retratam um pouco do trabalho realizado em Taboão da Serra.


Boa leitura e até breve!



Texto do amigo João Paulo


Conversamos com Jacira Moretti, que já foi secretária municipal da Saúde e do Desenvolvimento Econômico Trabalho e Renda de Taboão da Serra sobre os artigos escritos a respeito da eliminação da pobreza e da indigência no país. 

Ela informou que qualquer pedinte que surge na cidade é recolhido e verificado sua condição de vida, e formação profissional.  "Ninguém em Taboão pode ficar sem atendimento. é uma regra definida e seguida à risca", disse. 

Sabem qual é o motivo de tanto cuidado? É que Taboão está focada em aumentar a oferta de empregos. Para se erradicar a pobreza e a indigência, a luta começa no município, onde é possível definir políticas bem próximas do problema. 

Uma grande surpresa foi descobrir que Taboão da Serra é campeã em oferta de empregos e com potencial de gerar novas oportunidades de trabalho e tudo isso, por conta da seriedade, do carinho e da determinação de pessoas engajadas em oferecer dignidade de vida para quem precisa de apenas uma chance.

Mas vocês sabem porque aconteceu isto lá? É a determinação incansável de uma mulher que abraçou a causa do bem comum e do amor pelo próximo e que não mediu esforços para levar qualidade de vida a quem precisa, mostrando que, com vontade e empenho, tudo é possível. Não podemos deixar de destacar que esta empreitada, contou com o apoio do prefeito Evilásio Farias.



Ah, eles desenvolvem milhares de cursos profissionalizante gratuitos. Incentivam a vinda de empresas. Acolhem os abandonados. Executam com méritos, o verdadeiro papel do Executivo em exercer políticas públicas que garantam a qualidade de vida dos moradores de Taboão da Serra.

Estes dados são o crivo do Ministério do Trabalho no sério trabalho realizado por pessoas que levam o trabalho a sério em Taboão.




Taboão da Serra continua sendo referência na geração de Empregos

O Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, divulgou o ranking da criação de empregos formais no mês de setembro por parte dos municípios. Taboão da Serra segue como a cidade que mais gera empregos em nossa região e a 15ª no estado de São Paulo.

Taboão da Serra segue como a cidade que mais gera empregos na região e a 15ª em SP 

Os dados fazem parte do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - CAGED, mantido pelo órgão federal e aponta que em setembro as empresas e indústrias de Taboão da Serra admitiram 2.509 empregados, com a demissão de 1.915 trabalhadores, a cidade apresenta um saldo de 594 empregos. 



Trabalho de geração de renda é reconhecido pelo MTE
A indústria foi o setor que mais empregou, com 352 novas colocações, a prestação de serviços aparece com 191 novos postos e a construção civil teve déficit de 31 empregos formais. Só em 2010, nos nove meses do levantamento, a cidade já atingiu a marca de 3.611 novas vagas. 


“Esses números refletem o momento econômico que vivemos no país, com o aquecimento da economia, além disso, mostra o sucesso dos programas que temos na cidade, como o Projovem Trabalhador, o PAP, o Time de Empregos, o posto do Sebrae, que são algumas de nossas iniciativas contribuem para esses bons índices”, diz a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Jacira Moreti. 


Entre os municípios do Conisud, Taboão da Serra aparece em 1º lugar no mês de setembro, com 594 vagas, seguida por Embu das Artes com 310, Itapecerica da Serra com 233, Embu Guaçu que gerou 42 vagas, São Lourenço com a criação de novos 27 postos e Juquitiba que teve déficit de 12 empregos. 


Parabens ao Prefeito Evilásio, o grande incentivador deste processo de desenvolvimento na cidade.

A Secretária Jacira Moretti já foi Secretária da Saúde da mesma cidade e o resultado também foi muito bom. querem ver?  Os dados são do Ministério da Saúde



Taboão da Serra conquista do Ministério da Saúde prêmio de qualidade no combate à tuberculose

O Ministério da Saúde concedeu a Taboão da Serra o prêmio de qualidade no atendimento e prevenção da tuberculose. O prêmio foi entregue na Reunião Macrorregional da região Sudeste, no Rio de Janeiro. “Estamos muito felizes com a premiação e vamos continuar lutando para manter a qualidade no tratamento em tuberculose e em outras áreas da saúde”, disse o prefeito Dr. Evilásio Farias.

A cerimônia de premiação contou com a presença de diversas autoridades locais e nacionais da saúde. Taboão da Serra foi representado pela secretária da Saúde Jacira Moretti, pela coordenadora-geral de Saúde Rosana Perri Andrade e por Milton Parron Júnior, consultor da Vigilância Epidemiológica e do Programa de Tuberculose em Taboão da Serra.

A secretária Jacira Moretti e o consultor da Vigilância Epidemiológica Milton Parron entregam prêmio ao prefeito 

Prefeitura garante tratamento supervisionado

A Prefeitura de Taboão da Serra garante um tratamento supervisionado aos pacientes de tuberculose, dando condições de cura e carinho em sua recuperação. O paciente recebe café da manhã, cesta básica e vale-transporte como incentivo à adesão ao tratamento. “Com esta estratégia, a Secretaria da Saúde reduz os casos de abandono e morte. Noventa e quatro por cento dos pacientes tratados foram curados”, informou Parron Júnior. A Vigilância Epidemiológica já recebeu seis premiações por sua excelência no combate à tuberculose.

A tuberculose 

A tuberculose é uma doença bacteriana altamente contagiosa adquirida pelas vias áreas. O agente transmissor é o bacilo de Koch. Os infectados costumam eliminar grande quantidade de bactérias no ambiente tossindo, falando ou espirrando. Estes agentes podem ser inspirados por pessoas saudáveis, levando à doença.

Os principais sintomas são tosse (por mais de 3 semanas), febre baixa (mais comumente ao entardecer), suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço fácil. Além do pulmão, a doença pode ocorrer em outros órgãos como as meninges, ossos e rins.

Caso a pessoa apresente estes sintomas deve procurar a UBS mais próxima para ser examinado. 

A doença é curável e o tratamento, oferecido gratuitamente nos postos de saúde.

É muito importante que os pacientes não interrompam o tratamento, para evitar o surgimento de bactérias resistentes aos remédios e o conseqüente contágio de novas pessoas. 



É de mulheres assim na política, destemidas que precisamos. que tenham perseverança em extirpar doenças e desemprego. Ela pertence à comunidade de Santa Terezinha e tem dado verdadeiro exemplo de humanidade e amor ao próximo.  


Existem muitos problemas para serem resolvidos, mas a determinação quando é maior, impede que o ânimo caia. 

Parabéns Taboão da Serra!
O Brasil precisa deste exemplo!

As mulheres cada vez mais estão dando exemplo para o Brasil alçar a condição de país sem pobreza nem indigência



Mais no Twitter: @Jacira_Moreti

Nenhum comentário:

Postar um comentário