quinta-feira, 31 de maio de 2012

Jovem X Trabalho: Como incentivar a busca pelo primeiro emprego


Olá amigos

Esta semana eu li uma notícia que me deixou muito preocupada. Vejam só!

Segundo um relatório que foi divulgado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), entre 2007 e 2011, o mundo “ganhou” cerca de quatro milhões de jovens desempregados. E o que é pior: as estimativas apontam que 2012 vai terminar com a marca de 75 milhões de jovens que não tem emprego.

E a pesquisa revela ainda que este número poderia ser maior se forem considerados aqueles que abandonam ou adiam a busca de emprego por desmotivação ou falta de perspectivas.

Estes números são realmente preocupantes porque as consequencias não ficam restritas apenas a esfera trabalhistas. Elas geram reflexos na educação, na saúde e na segurança pública.

A grande maioria destes jovens se encontra num grande dilema porque sabem da necessidade de entrar para o mercado de trabalho, conciliar seus estudos, planejar o futuro e, em muitos casos, parte destas pessoas, querem e precisam ajudar no sustento de suas casas.

E é exatamente neste ponto que o jovem se depara com um grande problema: “como encontrar um emprego se eu nunca trabalhei e não tenho conhecimento das rotinas de uma empresa?” E ele não está errado em pensar assim. Cada vez mais, as empresas, por menores que sejam, estão procurando por pessoas que tenham alguma experiência na área de atuação, deixando estes jovens sem perspectivas.

Para que este drama acabe – lembrando que isso não pode ser feito da noite para o dia, pois como vimos, o mundo hoje conta com 75 milhões de jovens desempregados – é necessária a criação de oportunidades para que estes futuros profissionais se qualifiquem e possam concorrer a uma vaga no mercado.

São políticas simples, como algumas que foram adotadas em Taboão da Serra nos últimos anos e que ajudaram muitos jovens a ingressar no mercado de trabalho bem como, a vinda de novas empresas para a cidade, absorvendo esta importante mão de obra e que podem mudar a vida de muita gente mudando também a realidade de outras áreas, como a saúde, a educação e a segurança. Incentivar estes jovens a procurar por qualificação e formação profissional é fundamental para uma sociedade que visa o crescimento.

Apoiar e dar suporte para que eles realmente se interessem e se dediquem ao aprendizado, são quesitos que vão fazer a diferença num futuro não muito distante.

Cabe a cada um de nós propor alternativas que façam com que estes jovens estejam preparados e capacitados a fazer da nossa cidade, do nosso estado e do nosso país, um exemplo de que é possível acreditar nesta incontestável força de trabalho, com profissionais que realmente farão a diferença.

Nos vemos em breve

Mais no Twitter: @Jacira_Moreti


quarta-feira, 30 de maio de 2012

Cultura Empreendedora em Casa e na Escola



Jovens capacitados tem mais chances no
mercado de trabalho
Olá amigos

Nosso país tem um déficit histórico de políticas públicas de educação voltadas à profissionalização, cujas consequências são dramáticas para um mercado local e global repleto de oportunidades, mas carente de mão de obra qualificada.

Essa carência se agrava com a vertiginosa expansão tecnológica e com a exigência de inovação
como fator de competitividade e sobrevivência dos setores produtivos.

Está na Educação a chave para o equilíbrio das necessidades da população e dos organismos produtivos. Educação a chave para a inserção da população nos organismos produtivos. É, e será sempre, o caminho do desenvolvimento, ao qual, todas as camadas da população, em todas as faixas etárias, devem ter acesso.

Crianças e jovens devem ser prioridade da própria comunidade, dos poderes público, privado e de organizações sociais constituídas, para que, com essa parcela da sociedade, sejam todos protagonistas de um cenário de igualdade de oportunidades.

Se, desde a educação infantil, nossas crianças e jovens receberem estímulo ao empreendedorismo e à inovação, potencializarão seu talento e ampliarão seus horizontes. E, consequentemente, deixarão de serem presas fáceis e suscetíveis aos mais altos níveis de vulnerabilidade e riscos. 

Não só jovens e crianças ampliarão suas oportunidades, mas provocarão reflexos em suas famílias. Quando, na escola ou em casa, aprendem a bem utilizar os recursos da natureza, a plantar, cultivar, construir, produzir, vender, consertar e inventar soluções simples para problemas comuns, além de interferirem em seus hábitos de casa e na escola, estarão dando gigantescos passos na direção do desenvolvimento e da inovação.

Nos vemos em breve

segunda-feira, 28 de maio de 2012

A arte da Gastronomia


Olá

Há algum tempo, tenho percebido que muitos jovens estão se interessando em uma especialização que até poucos anos atrás, não era tão conhecida e restrista a um grupo de especialistas. É na verdade, uma profissão que, muitos acreditam que seja direcionado apenas para as mulheres. Mas, quem se destaca nesta área, são os homens.

Curso de Gastronomia capacita os jovens para atuar
em restaurantes, hotéis e cruzeiros marítimos

Fui pesquisar o surgimento do nome e descobri que ele foi publicado pela primeira vez no livro “Hedypatheia” que em latin significa “Tratado dos Prazeres”, de Arkhestratus, um contemporâneo do filósofo Aristóteles. Este nome é a soma de duas palavras: “gaster” (estômago) e “nomos” (conhecimento), ou seja, “Conhecimento do estômago”.

No entanto, o seu sentido atual foi dado pelo advogado francês Joseph Berchoux ao publicar em 1801 o poema: “Gastronomie: l'homme des champs à table” (Gastronomia: o homem do campo à mesa).

Pois bem; estamos falando sobre Gastronomia. Teoricamente a Gastronomia é o estudo das leis do estômago, mas atualmente ela possui um sentido muito mais amplo e refere-se a arte de cozinhar, apreciar e saborear a comida.

E a cada dia que passa, temos mais notícias de que estão surgindo novos “chefs” de cozinha que é aquele profissional responsável pela seleção dos ingredientes, pela preparação dos pratos, pela combinação dos sabores e pela sua apresentação.

O brasileiro Alex Atala um dos melhores
chefs de cozinha do mundo
Recentemente, uma revista especializada em restaurantes, publicou o ranking dos 10 melhores chefs de cozinha do mundo e entre eles, está um brasileiro: Alex Atala.

E me alegra muito o fato de que Taboão da Serra está acompanhando este mercado e investiu muito na construção e aparelhamento da sua própria Escola de Gastronomia. Ela foi inaugurada em 19 de fevereiro do ano passado e é totalmente gratuita.

Sabe o que é mais interessante: nós temos a primeira escola totalmente especializada em todo o estado de São Paulo a oferecer cursos de Gastronomia e Hotelaria completamente gratuito, favorecendo os jovens que querem explorar este delicioso mercado profissional e onde o campo de trabalho é muito vasto.

Um dos cursos ministrados é o de Cozinha Básica e Intermediária. Nele são abordados temas como postura, atendimento ao cliente, organização do ambiente e, principalmente, todas as normas vigentes de higiene dos utensílios e ambientes além de higiene pessoal.

Seria muito bacana ver no futuro, um de nossos alunos fazer parte da lista dos 100 melhores chefs de cozinha do mundo. E nós sabemos que isso é possível porque os nossos jovens de Taboão da Serra são verdadeiros exemplos de determinação e força de vontade em aprender e crescer profissionalmente.

Um abraço e nos vemos em breve

Mais no Twiiter: @Jacira_Moreti

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Em busca da excelência


Olá amigos

Vocês devem ficar orgulhosos quando falam bem de você, de um familiar, de um amigo. Também é gratificante ouvir elogios por um trabalho bem realizado e quando os formadores de opinião reconhecem que os projetos que estão sendo desenvolvidos e buscam benefícios para a comunidade são amplamente divulgados.

Mas é verdade também que devemos aceitar as críticas. Quando elas são construtivas, nos fazem refletir sobre o que está errado e partir para a correção e não errar da próxima vez. Felizes daqueles que sabem aceitar verdadeiramente uma critica construtiva.

Agora eu quero falar do meu orgulho quando vejo entidades representativas e que exercem um papel fundamental na sociedade, olham para um trabalho realizado e percebem ali que houve empenho, preocupação com o próximo e que contribui para a qualidade de vida das pessoas.

Volto a um passado recente: novembro 2011. A edição número 2241 da revista Veja – uma das mais respeitadas do país – pubicou um especial chamado “Cidades – as melhores e as piores”.

Uma reportagem que mostra aspectos importantes como emprego, ensino básico, saneamento, renda, lixo, educação, saúde, entre outros, em 106 cidades que superaram a marca dos 200 mil habitantes e hoje oferecem aos seus moradores os beneficios de sua urbanização.

Juntas, estas cidades abrigam 20% dos brasileiros e produzem 28% do Produto Interno Bruto (PIB). E sabem quem faz parte desta lista? Taboão da Serra.

Olha que bacana. Segundo o levantamento realizado pela Veja, a nossa cidade ocupa a segunda posição na coleta de lixo, com 99,9% da população sendo atendida.

Depois, a revista mostra que em Taboão, 10 mil pessoas se formam anualmente em mais de 20 cursos como limpeza hospitalar, técnicas de vendas e telemarketing, promovendo assim, o desenvolvimento do setor de serviços.

Agora, vou contar uma coisa. Estes resultados fizeram com que Taboão, através da Secretaria de Desenvolvimento Economico, Trabalho e Renda, recebesse prêmios como “Cidade Empreendedora” do Sebrae e “Melhores Práticas em Gestão Local”, da Caixa Economica Federal.

E para não dizer que Taboão é conhecida e premiada apenas em São Paulo. Os trabalhos realizados nos últimos anos visando a geração de renda, a captação de novas empresas para o município e consequente abertura do mercado de trabalho para os nossos cidadãos, conferiu a Taboão o prêmio pelo avanço no indíce de empregabilidade pelo Centro Brasileiro de Informação e Marketing Empresarial.

A entrega do prêmio aconteceu em Curitiba (PR), durante o II Encontro Nacional de Empregabilidade na Federação das Indústrias do Estado do Paraná. Este indíce foi de 9,04% segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) administrado pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

É ou não é para se orgulhar destes resultados? Como eu disse antes; ainda temos e podemos melhorar muito estes números e em outras áreas, realizar ações que tragam benefício real aos moradores e qualidade de vida à comunidade. Ação, coragem, determinação e meios para desenvolver estes projetos são necessários e nós temos pessoas capacitadas para isso.

Um grande abraço e nos vemos em breve.

Mais no Twitter: @Jacira_Moreti

Como preparar o jovem para o mercado de trabalho


Olá amigos!

Nos útlimos dias, estive pensando na oportunidade que muitos jovens tem nas mãos, mas outros tantos, desconhecem a importância do conhecimento e da capacitação. Todos, sem exceção, tem anceios, sonhos, projetam seu futuro nas melhores expectativas de trabalho.

Entretanto, o mercado de trabalho está cada vez mais exigente. Não é para menos. Nos últimos anos, as empresas tem buscado a excelência na qualidade de seus produtos e serviços e para manter estes níveis, é necessário contar com colaboradores que estejam preparados e aptos a atuar em suas áreas.

E os jovens sabem disso. Sabem que para concorrer de igual para igual no processo seletivo de uma empresa, eles precisam ter um diferencial em relação aos demais candidatos. E como se consegue este diferencial? Através dos cursos de capacitação.

Me orgulha muito o fato de ser testemunha do processo de capacitação dos jovens de Taboão da Serra. Quantos sonhos estão se realizando graças ao empenho de pessoas e organismos que se comprometeram em oferecer aos jovens estas chances. Mas vale uma ressalva: não se faz nada sozinho. Parcerias são de suma importância.

Maquete mostra como será a unidade do
Senac em Taboão da Serra
E para mim, uma das parcerias mais importantes e que me orgulho muito de ter visto de perto essa concretização, foi a vinda de uma unidade do Senac para Taboão da Serra. Uma área localizada no Jardim São Miguel foi escolhida para o prédio ser construído. E vocês não imaginam a minha felicidade e emoção quando eu vi a maquete pronta. Uma realidade que vai ajudar muitos jovens.

Capacitação profissional nas áreas de hotelaria e turismo, tecnologia da informação, manutenção em hardware e software para a turma que gosta de informática, administração, segurança no trabalho, farmácia, podologia, entre tantos outros cursos de formação que vão abrir as portas do mercado de trabalho para os nossos jovens.

São ações como esta, iniciativas e compreensão das reais necessidades de uma comunidade que fazem com que o nosso país cresça, o nosso estado cresça e principalmente, a nossa cidade se torne referência em várias áreas, absorvendo a mão de obra local e capacitando os nossos jovens, contribuindo assim, para a diminuição de outros problemas sociais, como a violência, por exemplo.

Um abraço e nos vemos em breve

Mais no Twitter: @Jacira_Moreti

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Profissão Porteiro: uma das mais importantes para uma sociedade


Olá!

Novos profissionais que atuarão nas portarias
vão ao mercado de trabalho com qualificação e
humanização
Hoje eu gostaria de abordar um dos temas que preocupam a sociedade: a segurança. É comum ouvir as pessoas comentarem que não estão mais se sentindo seguras dentro de suas próprias casas. Um levantamento realizado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo mostra que em 2011, houve um aumento de 21% no número de residências que foram invadidas.

É claro que a ocasião faz o ladrão e os imóveis mais visados são as casas que, apesar de parecerem mais seguras, são mais vulneráveis a ação dos ladrões. Os edifícios residenciais também não estão livres de serem vítimas, mas oferecem mais segurança a seus moradores.

E como isso é possível? Além dos condomínios investirem em segurança com alarmes, cercas elétricas e câmeras de video, é necessário que o fator humano tenha um treinamento especializado e que esses profissionais estejam aptos a fazer parte da família de cada morador do prédio.

Uma das minhas grandes alegrias é ver que, a cada ano, mais e mais pessoas estão sendo capacitadas para exercerem esta função, que muitas vezes, não é valorizada, mas que é de suma importância para o dia a dia dos condomínios e das empresas.

Só no final do ano passado, aqui em Taboão da Serra, 50 pessoas receberam seus certificados de conclusão do Curso de Portaria. Este é um curso que me agrada muito porque tem uma carga horária de 30 horas e já saem encaminhadas para um processo seletivo. E o que mais me deixou feliz é que o mercado de trabalho estava com 100 vagas à disposição, ou seja, duas vagas para cada formando.

O bacana deste Curso de Portaria é que o aluno vai aprender noções de segurança, relação inter-pessoal e outros diferenciais que fazem a diferença no seu currículo, possibilitando mais portas abertas no mercado de trabalho.

Valorizar o ser humano, garantir que cada pessoa tenha a oportunidade de se qualificar e ingressar no mercado de trabalho, é realmente ter a visão de que acreditar na pessoa é acreditar que dias melhores estão por chegar.

Nos vemos em breve.

Mais no Twitter: @Jacira_Moreti

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Programa de Desenvolvimento e geração de renda de Taboão é referência entre secretarios


Olá amigos!

Neste Fórum estive com Secretários de outros
municípios onde partilhamos as nossas experiências
Eu quero partilhar com vocês um pouco da rica experiência que tive no comando da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Renda de Taboão da Serra. Eu sempre fui uma entusiasta sobre os benefícios coletivos que podem ser gerados para os municípios quando há um comprometimento social, principalmente na geração de renda.
E tenho a dizer o seguinte. Graças ao trabalho voltado para o cidadão e pensando exclusivamente na sua qualidade de vida, o programa desenvolvido em Taboão, virou referência para outros municípios e este retorno nós tivemos durante o Fórum de Secretários, que aconteceu em Foz do Iguaçu.
Estando com os demais secretarios que também fazem parte do Fórum, destacamos a conquista das capacitações e cursos que a Frente Nacional dos Prefeitos, a CNM e o Sebrae proporcionaram aos municípios para a formação de Agentes de Desenvolvimento.
É verdade que, para fortalecer as questões de desenvolvimento e, especialmente a implantação da Lei Geral, poderiam ser criados ambientes de discussão com interação de secretarias, como Fazenda e Planejamento para as questões de desburocratização, tributação, taxas, incentivos e outros mecanismos que são necessários para o estabelecimento de estratégias de desenvolvimento sustentável.
Isso é possível e somente com a participação da população é que este trabalho trará ainda mais resultados para os municípios.

Um abraço e nos vemos em breve.

Mais no Twitter: @Jacira_Moreti

terça-feira, 22 de maio de 2012

Capacitação profissional na rede hoteleira

Na parceria, os alunos tiveram aulas práticas no
Grand Hotel de Taboão da Serra
O mercado de trabalho está cada vez mais exigente e cobra formação profissional adequada e de qualidade dos candidatos a uma vaga. A partir do próximo ano o Brasil será sede de importantes eventos que vão reunir visitantes de vários países que estarão sendo acomodados em nossa rede hoteleira, não somente nos grandes centros como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, mas também nas cidades ao entorno das capitais.

O setor do turismo está crescendo num ritmo acelerado e a formação de profissionais capacitados em atender a esta demanda, está colocando no mercado de trabalho, pessoas que darão conta de atender bem aos turistas e levar o nome do nosso país para os quatro cantos do mundo no quesito hospitalidade.

Para que se tenha uma ideia da excelência na qualidade do ensino, o Curso Profissionalizante de Camareira, oferecido pela Prefeitura de Taboão da Serra, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Renda já formou centenas de profissionais que saíram aptos para atuar no mercado de trabalho.

Foi um trabalho de parceria com a parte teórica ministrada em sala de aula pelo professor Orlando Donizetti e a prática, no Grand Hotel, localizado no centro de Taboão e os alunos chegaram ao final do curso capacitados a realizar o serviço de camareira em qualquer hotel de classificação três estrelas podendo ter um crescimento profissional muito grande.

É muito gratificante ver que as pessoas estão se interessando em procurar por qualificação profissional para conquistar uma oportunidade no mercado de trabalho e que o próprio mercado está se abrindo para absorver esta mão de obra que está sendo preparada por quem realmente se preocupa com as pessoas, com a qualidade de vida de jovens que estão ingressando no mercado do trabalho e precisam daquela "força" inicial.

É assim que se constrói uma sociedade, com seriedade, trabalho e amor.

Nos vemos em breve

Mais no Twitter: @Jacira_Moreti

domingo, 20 de maio de 2012

Eliminar a pobreza e a indigência começa e termina no município


Olá!


Com esse veículo de comunicação que iniciamos, estamos também iniciando uma nova etapa. Uma etapa de desafios que não são poucos e nem fáceis, mas possíveis de alcançar bons resultados quando nos unimos em torno de causas do bem comum.  Aliás, não apenas possíveis, mas também estimulantes e altamente motivadoras.

Este é um sonho que quero compartilhar com cada um de vocês que, assim como eu, sabe muito bem o que é necessário e onde se faz necessário, a quem e quantos esperam de nós, seres humanos, uma atitude de esperança, confiança e de construção.


Vamos caminhar juntos na estrada do desenvolvimento e do crescimento de onde estamos começando pelo respeito à dignidade das pessoas e ao meio em que vivem, e, através de pequenos gestos e atitudes de amor e de co-responsabilidade, empenharmos nossa parcela de contribuição. Entendo que esse é um caminho para uma sociedade mais justa e mais fraterna, transformando dificuldades e barreiras em oportunidades. 
Convido você que busca e você que gera oportunidades, a compartilhar conosco suas idéias que ajudem fazer a diferença com nosso melhor, nessa jornada única que se chama vida!

Quero agradecer o texto que me foi enviado pelo amigo João Paulo. Quero partilhar com vocês estas linhas que ele publicou em seu blog e que retratam um pouco do trabalho realizado em Taboão da Serra.


Boa leitura e até breve!



Texto do amigo João Paulo


Conversamos com Jacira Moretti, que já foi secretária municipal da Saúde e do Desenvolvimento Econômico Trabalho e Renda de Taboão da Serra sobre os artigos escritos a respeito da eliminação da pobreza e da indigência no país. 

Ela informou que qualquer pedinte que surge na cidade é recolhido e verificado sua condição de vida, e formação profissional.  "Ninguém em Taboão pode ficar sem atendimento. é uma regra definida e seguida à risca", disse. 

Sabem qual é o motivo de tanto cuidado? É que Taboão está focada em aumentar a oferta de empregos. Para se erradicar a pobreza e a indigência, a luta começa no município, onde é possível definir políticas bem próximas do problema. 

Uma grande surpresa foi descobrir que Taboão da Serra é campeã em oferta de empregos e com potencial de gerar novas oportunidades de trabalho e tudo isso, por conta da seriedade, do carinho e da determinação de pessoas engajadas em oferecer dignidade de vida para quem precisa de apenas uma chance.

Mas vocês sabem porque aconteceu isto lá? É a determinação incansável de uma mulher que abraçou a causa do bem comum e do amor pelo próximo e que não mediu esforços para levar qualidade de vida a quem precisa, mostrando que, com vontade e empenho, tudo é possível. Não podemos deixar de destacar que esta empreitada, contou com o apoio do prefeito Evilásio Farias.



Ah, eles desenvolvem milhares de cursos profissionalizante gratuitos. Incentivam a vinda de empresas. Acolhem os abandonados. Executam com méritos, o verdadeiro papel do Executivo em exercer políticas públicas que garantam a qualidade de vida dos moradores de Taboão da Serra.

Estes dados são o crivo do Ministério do Trabalho no sério trabalho realizado por pessoas que levam o trabalho a sério em Taboão.




Taboão da Serra continua sendo referência na geração de Empregos

O Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, divulgou o ranking da criação de empregos formais no mês de setembro por parte dos municípios. Taboão da Serra segue como a cidade que mais gera empregos em nossa região e a 15ª no estado de São Paulo.

Taboão da Serra segue como a cidade que mais gera empregos na região e a 15ª em SP 

Os dados fazem parte do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - CAGED, mantido pelo órgão federal e aponta que em setembro as empresas e indústrias de Taboão da Serra admitiram 2.509 empregados, com a demissão de 1.915 trabalhadores, a cidade apresenta um saldo de 594 empregos. 



Trabalho de geração de renda é reconhecido pelo MTE
A indústria foi o setor que mais empregou, com 352 novas colocações, a prestação de serviços aparece com 191 novos postos e a construção civil teve déficit de 31 empregos formais. Só em 2010, nos nove meses do levantamento, a cidade já atingiu a marca de 3.611 novas vagas. 


“Esses números refletem o momento econômico que vivemos no país, com o aquecimento da economia, além disso, mostra o sucesso dos programas que temos na cidade, como o Projovem Trabalhador, o PAP, o Time de Empregos, o posto do Sebrae, que são algumas de nossas iniciativas contribuem para esses bons índices”, diz a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Jacira Moreti. 


Entre os municípios do Conisud, Taboão da Serra aparece em 1º lugar no mês de setembro, com 594 vagas, seguida por Embu das Artes com 310, Itapecerica da Serra com 233, Embu Guaçu que gerou 42 vagas, São Lourenço com a criação de novos 27 postos e Juquitiba que teve déficit de 12 empregos. 


Parabens ao Prefeito Evilásio, o grande incentivador deste processo de desenvolvimento na cidade.

A Secretária Jacira Moretti já foi Secretária da Saúde da mesma cidade e o resultado também foi muito bom. querem ver?  Os dados são do Ministério da Saúde



Taboão da Serra conquista do Ministério da Saúde prêmio de qualidade no combate à tuberculose

O Ministério da Saúde concedeu a Taboão da Serra o prêmio de qualidade no atendimento e prevenção da tuberculose. O prêmio foi entregue na Reunião Macrorregional da região Sudeste, no Rio de Janeiro. “Estamos muito felizes com a premiação e vamos continuar lutando para manter a qualidade no tratamento em tuberculose e em outras áreas da saúde”, disse o prefeito Dr. Evilásio Farias.

A cerimônia de premiação contou com a presença de diversas autoridades locais e nacionais da saúde. Taboão da Serra foi representado pela secretária da Saúde Jacira Moretti, pela coordenadora-geral de Saúde Rosana Perri Andrade e por Milton Parron Júnior, consultor da Vigilância Epidemiológica e do Programa de Tuberculose em Taboão da Serra.

A secretária Jacira Moretti e o consultor da Vigilância Epidemiológica Milton Parron entregam prêmio ao prefeito 

Prefeitura garante tratamento supervisionado

A Prefeitura de Taboão da Serra garante um tratamento supervisionado aos pacientes de tuberculose, dando condições de cura e carinho em sua recuperação. O paciente recebe café da manhã, cesta básica e vale-transporte como incentivo à adesão ao tratamento. “Com esta estratégia, a Secretaria da Saúde reduz os casos de abandono e morte. Noventa e quatro por cento dos pacientes tratados foram curados”, informou Parron Júnior. A Vigilância Epidemiológica já recebeu seis premiações por sua excelência no combate à tuberculose.

A tuberculose 

A tuberculose é uma doença bacteriana altamente contagiosa adquirida pelas vias áreas. O agente transmissor é o bacilo de Koch. Os infectados costumam eliminar grande quantidade de bactérias no ambiente tossindo, falando ou espirrando. Estes agentes podem ser inspirados por pessoas saudáveis, levando à doença.

Os principais sintomas são tosse (por mais de 3 semanas), febre baixa (mais comumente ao entardecer), suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço fácil. Além do pulmão, a doença pode ocorrer em outros órgãos como as meninges, ossos e rins.

Caso a pessoa apresente estes sintomas deve procurar a UBS mais próxima para ser examinado. 

A doença é curável e o tratamento, oferecido gratuitamente nos postos de saúde.

É muito importante que os pacientes não interrompam o tratamento, para evitar o surgimento de bactérias resistentes aos remédios e o conseqüente contágio de novas pessoas. 



É de mulheres assim na política, destemidas que precisamos. que tenham perseverança em extirpar doenças e desemprego. Ela pertence à comunidade de Santa Terezinha e tem dado verdadeiro exemplo de humanidade e amor ao próximo.  


Existem muitos problemas para serem resolvidos, mas a determinação quando é maior, impede que o ânimo caia. 

Parabéns Taboão da Serra!
O Brasil precisa deste exemplo!

As mulheres cada vez mais estão dando exemplo para o Brasil alçar a condição de país sem pobreza nem indigência



Mais no Twitter: @Jacira_Moreti